Um dos pontos fortes do projeto é o ginásio. Com capacidade para até 4 mil pessoas, além de quadras poliesportivas, o espaço também se transforma em um grande centro de eventos, tendo um palco lateral com completas instalações cênicas e de sonorização para grandes eventos.
O piso de poliuretano sem emenda foi aplicado pela primeira vez no Brasil na reforma do ginásio. Na época, isso representou um grande avanço tecnológico e possibilitou o caráter multiuso do espaço por conta de sua durabilidade.
A obra aconteceu com a unidade em funcionamento, o que representou um desafio de logística e planejamento para garantir a segurança do trabalho dos funcionários e dos usuários do Sesc. Foi elaborado um sistema de isolamento de área que pudesse compor a arquitetura do espaço por meio de pinturas nos painéis.
O empreendimento contou com a construção de uma praça preservando toda a vegetação existente no local. O espaço também ganhou um lúdico parque infantil, com piso de borracha de placas flexíveis, outra tecnologia inovadora na época.
A partir da reforma das instalações de odontologia do Sesc Piracicaba foi estabelecido um padrão de logística e implantação, replicado nas obras posteriores de centros odontológicos dos demais Sesc.